Se você não sabe como utilizar um smartphone, tire todas as suas dúvidas aqui e aproveite para escolher o aparelho que mais tem a ver com a sua necessidade

O que é Smartphone?

Se você não sabe como utilizar um smartphone, tire todas as suas dúvidas aqui e aproveite para escolher o aparelho que mais tem a ver com a sua necessidade



Smartphones

Os Smartphones são celulares inteligentes, pois possuem diversas funções, além da de receber ou fazer ligações. É como se fosse um computador de bolso, já que é possível acessar a internet, mandar e receber e-mails, criar ou receber diversos tipos de arquivos com formatos diferentes, tirar fotos, ouvir e armazenar músicas, além de várias outras ferramentas.

Pra quem é indicado o Smartphone?

Os celulares inteligentes possuem um público alvo bem diferenciado. Hoje, podemos encontrar até mesmo crianças utilizando os aparelhos. Mas as suas funções foram feitas para os que realmente precisam de um computador ao alcance, a qualquer momento. Geralmente, empresários, jornalistas, economistas e estudantes, precisam consultar sua caixa de e-mails enquanto está na rua. Para ter acesso a internet é necessária que haja um plano com alguma operadora. Mas se você estiver perto de alguma área de rede sem fio  (Wi-Fi), é possível acessar o Twitter, Facebook, entre outros sites.


Características do aparelho

Geralmente as telas dos Smartphones são maiores do que as de um celular comum. Os diversos comandos ficam na própria “área de trabalho” do aparelho, assim como num computador. O iPhone, da Apple, por exemplo, é um dos tipos de Smartphone maus adquiridos pelos consumidores. A pele sensível ao toque faz com que o celular dispense o teclado.

O armazenamento de um celular inteligente já é disponibilizado no mercado com 8GB, 16GB ou 32GB de memória. Alguns aparelhos oferecem a opção do cartão microSD ou de memória, caso o consumidor queira armazenar mais coisas no Smart. Esses cartões são vendidos separadamente. Além disso, ele também pode oferecer funcionalidades como mapas, GPS, câmera digital (geralmente entre 2 a 5 megapixels), câmera de vídeo, mp3, TV digital, entre outros.



Preços

Os valores de um Smartphone podem variar conforme a marca do aparelho, as funcionalidades e o modelo. Podemos encontrar planos pré-pagos, iPhones 3GS de 16GB por R$ 2,1 mil. Já no plano pós-pago, as operadoras costumam oferecer acesso a internet limitado mais vários minutos de ligação por mês por valores bem mais baixos, ou até mesmo dando o aparelho de graça.

Sistemas Operacionais

Assim como os computadores, os Smartphones também possuem um sistema operacional. Os aparelhos disponíveis, geralmente, utilizam as plataformas Windows Mobile, Symbian, Mac OS X, Palm webOS, Blackberry e Android (do Google).

Na hora de adquirir um Smartphone se não houver preferencia pelo sistema operacional, o mais indicado é que o usuário faça um teste para ver com qual modelo ele se identifica mais. Os programas para iPhone, por exemplo, estão disponíveis na loja do i-Tunes. Os aplicativos dos aparelhos da Nokia, que utilizam o sistema Symbian, estão disponíveis na Ovi, e os aplicativos dos aparelhos com o sistema Android estão na Android Market. Os Blackberry são disponibilizados na App World. Mas cuidado, a Nokia disse que só disponibilizará assistência para aparelhos com sistema Symbian até 2016.


O que diferencia os celulares dos smartphones?

Veja abaixo a matéria do Olhar Digital e descubra quais as principais características que tornam os telefones móveis em um moderno smarphone.