O ídolo da torcida do Corinthians retornou a UTI na última segunda-feria. Depois de ficar internado durante 9 dias, o Doutor da Bola briga mais uma vez contra a hemorragia digestiva

Sócrates volta para UTI

O ídolo da torcida do Corinthians retornou a UTI na última segunda-feria. Depois de ficar internado durante 9 dias, o Doutor da Bola briga mais uma vez contra a hemorragia digestiva



Sócrates Brasileiro

O ex-jogador do Corinthians, Sócrates Brasileiro, voltou a ser internado na UTI do hospital Albert Einstein, em estado grave. Segundo os médico, o Doutor da Bola, como ficou carinhosamente conhecido, respira com ajuda de aparelhos. De acordo com o documento emitido pelo hospital, a hemorragia é decorrência de hipertensão portal, complicação séria da cirrose.

Para o tratamento, foram adotados procedimentos medicamentosos, endoscópicos e por radiologia para abafar o sangramento. Foi necessário o uso de drogas para manter a pressão arterial do ex-jogador. Sócrates havia sido internado alguns dias atrás. Na primeira vez, os médicos instalaram uma espécie de cateter para estancar a hemorragia entre o pescoço e o fígado.


Segundo o amigo pessoal e jornalista Juca Kfouri, o Doutor teve uma alteração na taxa de hemoglobina. “Ele chegou ao palco do jogo com taxa 8 de hemoglobina (medição de anemia, para simplificar) e logo a teve reduzida pela metade. O índice normal é de 13. Só ali pelo começo da noite a hemorragia foi estancada graças aos esforços da brava equipe que joga com ele. Sem sangramento, a taxa de hemoglobina atingiu 12, caiu para 11 de madrugada, para 10 ali pelas 2 horas e voltou a se estabilizar em 11”, afirmou Juka  com um post no blog.

Os Familiares

A família do ídolo corinthiano permanece no hospital. Na primeira internação, Sócrates ficou 9 dias na UTI, sendo liberado no dia 27 de agosto. Os familiares sabiam da possibilidade do transplante de fígado ao jogador. O próprio ex-meio-campista afirmou que se comportaria e que respeitaria a fila para a doação de órgãos. “A lei de transplante é ótima. Não vou furar fila, se precisar de transplante”, disse Sócrates. “Vou cumprir o que tiver que cumprir”.  Mesmo com isso, o ídolo do futebol brasileiro continuou fumando.



Veja o boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein:

O Hospital Israelita Albert Einstein informa que o paciente Sócrates Brasileiro

Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira retornou ao hospital na madrugada de segunda-feira, 05 de setembro, por apresentar novo episódio de hemorragia digestiva alta devido à hipertensão portal.

Foram adotados procedimentos medicamentosos, endoscópicos e por radiologia intervencionista para controle do sangramento. O paciente está sob cuidados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), respirando com o auxílio de aparelhos e em uso de drogas para manutenção da pressão arterial.


O Hospital Israelita Albert Einstein fornecerá boletins assim que houver nova informação.

Médicos Responsáveis 

Dr. Ben-Hur Ferraz Neto 
Dr. Pedro Custódio de Mello Borges

Diretor de Prática Médica
Dr. Oscar Fernando Pavão dos Santos

FONTE: UOL