Os carros são paixão de muitos, e para que fiquem ao seu gosto, modificações são feitas, uma delas, pode ser a instalação da suspensão a ar. Deixa o carro com muito estilo, e ainda pode ficar rebaixado ou elevado com apenas um clique.

Suspensão a Ar

Os carros são paixão de muitos, e para que fiquem ao seu gosto, modificações são feitas, uma delas, pode ser a instalação da suspensão a ar. Deixa o carro com muito estilo, e ainda pode ficar rebaixado ou elevado com apenas um clique.



No mundo todo, o carro é considerado uma paixão, principalmente dos homens, que gostam de deixá-lo sempre limpo, e do seu gosto, utilizando acessórios como, sistemas de som automotivo com DVD Player ou CD Player, rodas grandes de liga leve diamantadas ou cromadas, iluminação especial, e troca das suspensões.

Essa troca na parte de suspensão pode ser “ilegal” ou não, a forma não autorizada pelos órgãos de fiscalização pública são a de corte da mola original do carro, dessa forma ela fica mais baixa, a que é permitida é a alteração da mola original por uma esportiva ou a troca de todo o sistema de amortecimento, por um conhecido por suspensão a ar.


[youtube]ba8h5bBXqLo[/youtube]

Os sistemas de suspensão a ar ou suspensão pneumática, podem ser independentes nas 4 rodas, ou conjugadas as duas da frente e as duas de trás. O que realmente é indiscutível é que essa troca deixa o carro com muito estilo e beleza, para os que gostam do estilo rebaixado é ideal.



O invenção desses sistemas não é recente, foi iniciado em 1920 pela Messier, e ganhou mais conhecimento no final da década de 1940 nos Estados Unidos. Foi criado como testes para melhoria da estabilidade de carros de competição, deu tão certo que logo teve aplicações comerciais, como, por exemplo, o Plymouth, na década de 1950, que oferecia como opcional um sistema simples de bolsas de ar calibráveis com a intenção de nivelar o carro quando carregado.

Atualmente seu uso é na parte de customização de veículos pequenos, e no uso para veículos grandes, como ônibus e caminhões, esse tipo de suspensão trás um maior conforto e dispõe de mecanismos de ajuste automático, nesses veículos comerciais.

Preços

O sistema conta basicamente com quatro componentes, o compressor, cilindros, relógios e bolsas de ar. Podemos encontrar um sistema completo de suspensão a ar, em valores a partir de R$ 730 até mais de R$ 2.000, tudo vai depender da capacidade de compressão, quantidade  de válvulas e velocidade de enchimento.


Vale lembrar sempre que a instalação do kit deve ser feita por profissionais especializados na área, para que possam lhe indicar as melhores marcas de produtos e seja um ótimo serviço.

[youtube]HI8KO8UkgPk[/youtube]

Fotos

Indicação de Hugo André.