Conheça um pouco mais sobre a profissão de técnico em mineração, sua área de atuação, sua importância para o mercado e vagas de emprego nesse segmento.

Técnico em Mineração

Conheça um pouco mais sobre a profissão de técnico em mineração, sua área de atuação, sua importância para o mercado e vagas de emprego nesse segmento.



O Brasil, referente a sua extensão territorial e contexto geológico, é um dos maiores produtores mundiais de minérios de ferro, alumínio, nióbio, ouro, cobre, entre outros, necessitando, portanto, de profissionais nas áreas do conhecimento geológico dos jazimentos, da exploração e beneficiamento dos bens minerais existentes.

O setor mineral desempenha um vasto papel na sociedade moderna como fornecedor de matérias-primas das quais dependem a indústria agrícola, química, metalúrgica e da construção civil.


O Curso de Mineração

O curso de mineração foi criado em 1975 em função da descoberta de importantes jazidas minerais e implantação de grandes projetos de mineração no Região Amazônica e especificamente no Estado do Pará, destacando-se o Grande Projeto da Província Mineral de Carajás.

Curso Técnico

O curso técnico de nível médio subsequente em mineração tem carga horária de 1500 horas-aulas distribuídas entre aulas teóricas, práticas e atividades de campo com duração de 4 semestres e mais 240 horas de estágio supervisionado desenvolvido em empresas de mineração.



A Profissão de Técnico em Mineração

Técnico em Mineração é um profissional com formação e capacitação para atuar em empresas nas áreas de:

• prospecção de jazidas;

• perfuração e desmonte em lavras a céu aberto e subterrâneas;


• tratamento de minérios.

O Técnico em Mineração está apto a controlar a programação de lavras por meios computacionais e é o profissional adequado para atuar em empresas de extração e beneficiamento de minérios e rochas ornamentais. Também poderá atuar em laboratórios especializados.

 Vagas de emprego para Técnico em Mineração, acesse:

http://v.catho.com.br/buscar/empregos/index.php?q=T%E9cnico+em+Minera%E7%E3o&perfil_id[]=1&gclid=CPSxv4e1760CFQGd7QodWyrEsw&acao=22316&origem=GGO&parceiro=66#resultado