Conheça a Tecnologia da Informação, o que é, sua importância e seus profissionais.

Tecnologia da Informação

Conheça a Tecnologia da Informação, o que é, sua importância e seus profissionais.



Atualmente muito se houve falar da Tecnologia da Informação, presente praticamente em todo ramo de transferência de informações, desde de uma padaria de bairro, à uma empresa multinacional. Ele auxilia no gerenciamento e transporte das informações vindas de qualquer lugar e com ida para qualquer lugar, usando para esse transporte acessórios tecnológicos que auxiliam em um melhor desempenho. Vamos entender melhor como funciona e o que é a tecnologia da informação.

O termo

Antes de tudo temos que entender bem a definição dos dois termos que formam essa palavra, tecnologia e informação.


Tecnologia

Muitos ligam o termo tecnologia a máquinas ou aparelhos modernos, que sejam inovação, porém não somente esses são considerados tecnologia. Tecnologia é toda inovação que é criada para resolver ou auxiliar na resolução de problemas que enfrentamos diariamente.

Informação

É um conjunto de dados (símbolos ou termos) que juntos formam um sentido que remetem uma ordem, aviso ou informe, criando uma comunicação. Usada de formas diferentes de acordo com o algoritmo usado. Em uma entidade computacional não podemos guardar a informação, por isso reduzimos em dados.



O mercado de trabalho

Cada vez mais cresce a demanda na procura por profissionais dessa área, e devido a falta de capacitação sobram vagas por todo país.

[youtube]h1iEl_Yrxd4[/youtube]

Importância

  • Processamento de dados (década de 1960)
  • Sistemas de informações (década de 1970)
  • Inovação e vantagem competitiva (década de 1980)
  • Integração e reestruturação do negócio (década de 1990)

Com a evolução da Tecnologia da Informação, ela se tornou um item indispensável em todas as empresas, pois auxilia na organização e gerenciamento de informações financeiras e mercadológicas. Além de garantir uma maior segurança a transferência de informações, por exemplo, informações bancárias e de dados pessoais.