A tempestade solar é um fenômeno que ocorre devido a erupções no Sol e pode trazer algumas consequências aqui na Terra.

Tempestade Solar

A tempestade solar é um fenômeno que ocorre devido a erupções no Sol e pode trazer algumas consequências aqui na Terra.



O Sol é considerada uma das maiores fontes de vida do universo, várias reações ocorrem devido a sua grande quantidade de energia. Um dos fenômenos que acontecem é a tempestade solar, que ultimamente chegou a atingir nosso planeta e afetou a comunicação das rádios, sistemas de telecomunicações, GPS e sistemas aéreos.

Esse fenômeno ocorre devido a reações que ocorrem no núcleo do Sol, que produzem grande quantidade de energia. Há então a liberação de prótons e elétrons, que são levados e acumulados em outros campos magnéticos, e podem acarretar uma grande explosão, que libera várias dessas partículas superaquecidas. Que então podem atingir a atmosfera terrestre, e causar as consequências citadas acima, a tempestade solar também proporciona lindos fenômenos como a aurora boreal.


[youtube]JgYmLwfn7dI[/youtube]

Para ter uma ideia da alta energia liberada nesse fenômeno, uma explosão dessas tem 100 milhões de vezes mais energia do que todo o poder nuclear já desenvolvido na Terra. Veja abaixo um documentário completo produzido pelo canal History Channel sobre tempestades solares.



[youtube]JOes-rbgxns#![/youtube]

Confira abaixo fotos tiradas de diversas tempestades solares, é realmente um fenômeno incrível.

Fotos