Teorema de Tales nos Triângulos - Exercícios Resolvidos

Utilizamos diversos teoremas da matemática para auxiliar na resolução de problemas, dentre eles, o Teorema de Tales é bastante usual. São dois, o Teorema de Tales – Interseção e o Teorema de Tales – Círculo.

Atualizado em

Teorema de Tales

O teorema de Tales, foi criado pelo filósofo grego Tales de Mileto, e ajudou bastante a matemática. Os teoremas dele podem ser usados para descobrir tamanho de retas, teorema de Tales – Interseção, e para descobrir os tamanhos dos lados de um triângulo inscrito em um círculo, teorema de Tales – Círculo, nos teoremas são utilizados a razão e proporção para descobrir os resultados.

Teorema de Tales – Interseção

Quando duas retas transversais cortam um feixe de retas paralelas, as medidas dos segmentos delimitados nas transversais são proporcionais. Diz-se que o teorema foi usado na medição da altura de uma pirâmide.

Teorema de Tales

Teorema de Tales – Círculo

Seja um triângulo ABC, inscrito numa circunferência. Em geometria, o teorema de Tales afirma que se AC é o diâmetro desta circunferência, então os pontos ABC formam um triângulo retângulo. Trata-se de um caso particular do lugar geométrico par de arcos capazes.

Teorema de Tales

Exercícios Resolvidos

Exercício 1 – Determine o valor de X na figura.

Teorema de Tales

Exercício 2 - Na figura, as retas r, s e t são paralelas, de acordo com Teorema de Tales determine p valor de x.

Teorema de Tales

Exercício 3 – Descubra X na figura.

Teorema de Tales

Exercício 4

Teorema de Tales

Exercício 5

Teorema de Tales