A teoria do Big Bang foi apresentada em 1948, e mostra uma explicação sobre a origem do universo. Demonstrando que tudo começou a partir de uma explosão, onde ocorreu uma grande liberação de energia.

O Big Bang

A teoria do Big Bang foi apresentada em 1948, e mostra uma explicação sobre a origem do universo. Demonstrando que tudo começou a partir de uma explosão, onde ocorreu uma grande liberação de energia.



A teoria do Big Bang ou em português, teoria da Grande Explosão, é uma das teorias mais conhecidas sobre a criação do universo, fala-se que tudo foi criado depois de uma grande explosão que ocorreu a mais de 13,7 bilhões de anos. A explicação desse fenômeno apoia-se, nos estudos astronômicos de Edwin Hubble e Milton Humason, e na teoria física da relatividade, de Albert Einstein.

Demonstrando que o universo encontra-se em constante expansão, ou seja, não é estático. As galáxias vão se afastando, dessa forma, no passado deveriam estar tão próximos que formariam um único ponto.


Essa teoria foi apresentada em 1948 pelo cientista russo, naturalizado norte-americano, George Gamow e o astrônomo belga Georges Lemaitre. A teoria do Big Bang, como já falado acima, diz que o universo surgiu após uma grande liberação de energia, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás.

Ao começar a expansão do universo, ocorreu um resfriamento, passando da cor violeta à amarela, depois laranja e vermelho. Após cerca de 1 milhão de anos, a radiação luminosa e a radiação se separam e tudo se tornou transparente. Depois então, de 1 bilhão de anos depois, os elementos químicos iniciaram sua união dando origem as galáxias.



Confira no vídeo abaixo uma explicação mais detalhada, com dados e explicações mais técnicas sobre tudo que essa teoria toma como base e suas conclusões.

[youtube]9isUdx1bjF8[/youtube]

A teoria do Big Bang é aceita como a explicação da origem do universo por muitos, a grande maioria dos estudiosos e cientistas, porém, alguns a contestam bastante. As opiniões são divergentes, e obtém análises críticas sobre esses estudos.