São quatro os principais tipos de lâmpadas disponíveis no mercado, as mais utilizadas atualmente são as lâmpadas fluorescentes e de LED.

Tipos de Lâmpadas

São quatro os principais tipos de lâmpadas disponíveis no mercado, as mais utilizadas atualmente são as lâmpadas fluorescentes e de LED.



Tipos de Lampadas

Tipos de Lampadas

Um dos maiores inventos de todos os tempos foi a lâmpada, a facilidade que ela trouxe foi grande, com ela temos uma iluminação de excelente qualidade e a qualquer hora, basta apenas ter alguma fonte de energia elétrica. A partir da primeira lâmpada desenvolvida, foram sendo criados avanços, que melhoram o consumo de energia, a capacidade de iluminação, facilitando a produção e até mesmo melhorando a estética das lâmpadas. Atualmente são quatro os tipos de lâmpadas vendidos no mercado, são elas:

  • Lâmpadas em LED (Diodos Emissores de Luz)
  • Lâmpadas de Halogéneo
  • Lâmpadas Fluorescentes (compactas e tubulares)
  • Lâmpadas Incandescentes

Lâmpadas em LED

Lâmpada de LED

Lâmpada de LED

As lâmpadas em LED são as mais modernas disponíveis no mercado, suas vantagens são várias, possui um baixíssimo consumo, tem uma boa capacidade de iluminação, e tem uma vida útil que varia de 18 a 40 mil horas. Bem maior do que as convencionais fluorescentes. Sua única desvantagem ainda é o preço, que por não ser vendido em larga escala aqui no país, possui um custo elevado comparado a outros tipos de lâmpadas.


Lâmpadas de Halogéneo

Lâmpada Halogéneo

Lâmpada Halogéneo

As lâmpadas halogéneo são também bastante eficientes, possuem uma boa capacidade de iluminação, e tem baixo consumo de energia, existem modelos que possuem de 20% a 60% mais eficiência do que as tradicionais. Outra vantagem desse tipo de lâmpada é que seu foco de luz pode ser regulado, sua tecnologia possibilita também um melhor aproveitamento do calor liberado, reduzindo o consumo para manter a iluminação. Depois que ela esquenta sua claridade é constante.

Suas desvantagens estão no preço, que é alto, e na sua temperatura, pois esquentam bastante. Esse tipo de lâmpada é bastante utilizado em ambientes decorativos, vitrines de lojas e locais onde a iluminação é bem específica.



Lâmpadas Fluorescentes

Esse é o tipo de lâmpada mais vendido atualmente, sua capacidade de emissão de luz é boa, e possui uma boa eficiência energética. Os primeiros tipos de lâmpadas fluorescentes que surgiram foram as tubulares, que possuem formato cilindrico, e geralmente necessitam de reatores. Depois foram desenvolvidas as lâmpadas fluorescentes menores, em formatos mais modernos, que passaram a ser utilizados em residências.

Tubulares

Lâmpada Fluorescente Tubular

Lâmpada Fluorescente Tubular

As tubulares possuem uma iluminação boa, com baixo consumo e pouca potência. É indicada para locais com necessidade de longa iluminação, como galpões, salas de aula, ambientes empresarias. Sua vida útil é de cerca de 12 mil horas.

Compactas

Lampada Fluorescente Compacta

Lampada Fluorescente Compacta

As compactas possuem as mesmas vantagens das tubulares, sua melhoria esta no design e na fácil forma de instalação. Sua vida útil é superior as tubulares, varia de 6 a 14 mil horas, e está melhor preparada para os ciclos de desliga e liga, ou seja, ideais para o uso residencial.


Lâmpadas Incandescentes

Lampada Incandescente

Lampada Incandescente

Esse é o tipo de lâmpada mais antigo, o primeiro a se popularizar em residências de todo país. Sua iluminação não é tão boa, e seu gasto de energia é elevado, sua vida útil também é baixa (cerca de 1000 horas). Esse alto consumo e baixa iluminação é devido a maior parte da eletricidade utilizada ser convertida em calor, e apenas cerca de 5% a 10% serem transformadas em luz.

Esse tipo de lâmpada possui um preço muito baixo, mas seu consumo não compeça, por isso já são vários os países que proibiram a fabricação e venda desse tipo de lâmpada. Aqui no país os planos são de também extinguir as lâmpadas incandescentes nos próximos anos.