Conheça o Transtorno Obsessivo Compulsivo e seus sintomas, veja como são os tratamentos.

Transtorno Obsessivo Compulsivo

Conheça o Transtorno Obsessivo Compulsivo e seus sintomas, veja como são os tratamentos.



Muitas pessoas da população mundial tem transtornos e nem se dão conta dessa doença, dependendo do grau esse transtorno pode afetar  diretamente o seu cotidiano e sua relação com outras pessoas. Aqui vamos conhecer melhor um tipo comum desses transtornos, e entender sobre o que estamos falando.

Transtorno Obsessivo Compulsivo – O que é ?

O Transtorno Obsessivo Compulsivo, também conhecido como TOC, é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos e compulsivos no qual o indivíduo tem comportamentos considerados estranhos para a sociedade ou para a própria pessoa, normalmente trata-se de ideias exageradas e irracionais de saúde, higiene, organização, simetria, perfeição ou manias e “rituais” que são incontroláveis ou dificilmente controláveis.


Na televisão conhecemos alguns filmes e seriados que mostram transtornos desse tipo, mas que muitos não sabem o que é, por exemplo, no seriado Monk, onde um detetive tem várias manias exageradas de higiene, simetria, organização e alguns rituais.

[youtube]7asXAbpLi3w[/youtube]



Esse tipo de transtorno é o quarto mais diagnóstico entre a população, e apesar de ter sido descoberto a mais de um século ainda é um enigma para a ciência, sua causa, sua cura e respostas aos tratamentos existentes. Infelizmente ainda não tem cura, mas existem tratamentos que tentam amenizar essas vontades, e melhoram o auto-controle.

Tratamentos

O tratamento deve ser individualizado, dependendo das características e da gravidade dos sintomas do paciente. Utiliza-se de psicoterapia dinâmica ou cognitivo-comportamental às vezes associada com uso de medicamentos. É importante também a ajuda de parentes e amigos no tratamento, para que sejam compreensivos com atos causados pelos transtornos.

[youtube]e5oAGSb_gt4[/youtube]