A candidíase é uma doença provocada pelo fungo chamado cândida albicans. Esse microorganismo geralmente se aloja na pele, na boca (sapinho), no estômago, no intestino e no órgão genital feminino, e…

Tratamento para Candidíase



A candidíase é uma doença provocada pelo fungo chamado cândida albicans. Esse microorganismo geralmente se aloja na pele, na boca (sapinho), no estômago, no intestino e no órgão genital feminino, e que deve ser tratada com antimicóticos.

Suas manifestações podem ser diferentes nos vários indivíduos, relacionada também com a alimentação, a candidíase, muitas vezes, pede ao organismo que retome um cardápio saudável para que o tratamento venha a surtir efeito mais rápido e prolongado.


Apesar de ocorrer com mais freqüência nas mulheres, a candidíase ocorre também nos homens, que se apresenta com uma superabundância de sangue na glande e no prepúcio, e normalmente por pequenas lesões avermelhadas e pruriginosas. Não é uma doença de transmissão exclusivamente sexual.

Os sintomas são bem explícitos: Provoca corrimento espesso (como uma nata de leite coalhado), normalmente acompanhado de coceira e irritação. Para a prevenção é recomendado o uso de sabão neutro nos banhos, para as partes íntimas, usar roupa íntima de algodão, e evitar roupas sintéticas, para que a pele possa respirar melhor.



O tratamento é sistêmico e também é feito com cremes locais à base de antifúngicos, em geral de 3 a 7 dias. Em casos mais resistentes, deve-se fazer o tratamento por via oral, bem como na suspeita de que o parceiro também tenha a doença, este deverá ser tratado.