Veja algumas dicas de como descobrir, diagnosticar e tratar a infertilidade feminina

Tratamentos de Infertilidade

Veja algumas dicas de como descobrir, diagnosticar e tratar a infertilidade feminina



Infertilidade Feminina

Principais causas

A infertilidade feminina é decorrente de uma combinação de fatores, sendo eles de origem ambiental, condições genéticas ou problemas de saúde gerados por outras causas que podem ter ligação e tornar a mulher infértil.  A maioria dos casos esta ligado com problemas de ovulação. Insuficiência ovariana prematura é um dos motivos e ocorre quando os ovários param de funcionar antes da menopausa natural. A síndrome do ovário policístico também pode gerar infertilidade, já que os ovários não liberam os ovos regularmente, ou liberam, mas sem viabilidade para fecundação. Tubos de falópio bloqueado devido a endometriose, problemas físicos com a parede uterina e fibrose uterina, também são causadoras  da infertilidade feminina.

Outros fatores

A idade, o estresse, a dieta pobre em nutrientes, estar acima ou abaixo do peso, utilizar drogas e álcool, medicações não receitadas pelo médico e as toxinas do próprio ambiente podem gerar a infertilidade também. Por isso os médicos recomendam uma vida saudável e uma alimentação correta.


Tratamento

O tratamento só deve ser realizado com um médico especialista, que identifica o problema e traz a solução mais viável, já que em alguns casos ela pode não existir. Hoje, com a medicina avançada, diversos tratamentos estão disponíveis. Os mais utilizados são a inseminação artificial e a reprodução assistida, com fertilização in vitro.

Muitos médicos também optam pelo tratamento a base de medicamentos ou reparação cirúrgica dos órgãos reprodutivos da mulher. Mudanças no estilo de vida também podem aumentar as chances de se ter um bebê.