O treinamento funcional é uma excelente opção para qualquer pessoa, os exercícios utilizam principalmente o peso corporal e o equilíbrio. E trazem diversos benefícios para a saúde.

Treinamento Funcional

O treinamento funcional é uma excelente opção para qualquer pessoa, os exercícios utilizam principalmente o peso corporal e o equilíbrio. E trazem diversos benefícios para a saúde.



treinamento-funcionalTodos sabemos que os exercícios físicos são parte importante para nossa saúde, é através deles que conseguimos obter uma melhor respiração, um melhor condicionamento físico, um corpo mais bonito, e até mesmo um sono melhor. Esses são apenas alguns dos benefícios que exercícios podem trazer para nosso corpo. As modalidades de exercícios são as mais variadas, podem ser esportes, musculação, aeróbicos ou treinamento funcional.

O treinamento funcional foi criado a muitos anos atrás, civilizações antigas como os gregos e os romanos já utilizavam esse tipo de treino. Gladiadores e atletas olímpicos por exemplo, conquistavam melhor condicionamento físico e conseguiam melhores desempenhos.


O que é?

O treinamento funcional tem como principal objetivo, ao contrário de outros, a melhora da aptidão física, relacionada a saúde e prevenção de lesões em músculos e ossos. Utiliza-se da convergência dos movimentos motores fundamentais do corpo, para produzir movimentos mais eficientes. A principal vantagem desse tipo de treinamento é que pode ser feito por um atleta profissional ou uma pessoa que queira apenas fazer exercícios, com mais ou menos condicionamento físico, o que mudam são apenas a intensidade e os movimentos.

[youtube]w5YTkGcyTfg[/youtube]



Benefícios

Além de melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e tonificar os músculos, o treinamento funcional também aumenta várias capacidades físicas, como força e resistência, melhora a flexibilidade, a coordenação motora, o ganho de equilíbrio e ajuda no emagrecimento.

Como é feito

Geralmente a carga trabalhada é a do próprio peso corporal, os exercícios utilizam isso somado ao equilíbrio. Porém, dependendo do condicionamento, algumas cargas podem ser utilizadas. Os principais acessórios utilizados são a bola, o mini trampolim, cones, o bosu, cinto de tração, medicine ball e a theraband.