A Tuberculose, é em geral, uma doença infecto-contagiosa, que é causada por uma bactéria, a Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch em homenagem ao seu descobridor, o bacteriologista alemão Robert Koch. A doença afeta diretamente os pulmões, entretanto a doença pode se dar em órgãos como os ossos, os rins e meninges ( é a membrana que reveste o cérebro) .
Causas
A causa da doença se dá pela transmissão direta da bactéria via gotículas de saliva. A contaminação se torna facilitada quando ocorre prolongado contato com a atmosfera de ambientes fechados e com pouca ventilação.
Após a transmissão, ocorre ou a eliminação da bactéria pelo sistema imunológico do indivíduo ou a bactéria pode se desenvolver, mas sem causar a doença.
Sintomas
Os sintomas da tuberculose são confusos devido a sua semelhança com os sintomas da gripe, porém esses sintomas possuem características únicas, a tosse seca e contínua com posterior aparecimento de secreção com duração de um mês, ocorre a sudorese durante a noite, cansaço excessivo, palidez, perda do apetita e rouquidão. Em casos mais graves pode ocorrer a eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar.
Tratamentos
O tratamento da tuberculose é feito em geral através do uso de antibióticos com uma duração de seis meses aproximadamente. O uso de tal medicamento acarreta em efeitos colaterais, como enjoos, vômitos, indisposição e mal-estar, porém o tratamento deve ser mantido. A vacina BCG é utilizada na prevenção da tuberculose e deve ser administrada em todos os recém-nascidos. .