O ex-presidente Lula passará pelo tratamento de radioterapia

Tumor de Lula é Diagnosticado com Gravidade Média

O ex-presidente Lula passará pelo tratamento de radioterapia



Lula Tratamento

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, começou nesta segunda-feira (31), o tratamento contra um câncer na laringe. Segundo a equipe médica, a biópsia confirma que a agressividade da doença é mediana.

A notícia foi dada pela equipe médica do Hospital Sírio Libanês, durante uma entrevista concedida pela manhã. Paulo Hoff, médico responsável pelo caso, disse que trata-se de um tumor mais comum dessa região. O estágio é considerado intermediário. “Ele é relativamente inicial, mas,não tão inicial que dê para resolver com uma pequena cirurgia, mas é localizado, para nós, isso é muito importante”, afirmou o médico.


Paulo descartou a possibilidade de cirurgia num primeiro momento. O tratamento será feito a base de radioterapia e quimioterapia. A chance de cura é alta e ainda pode preservar a laringe e a voz de forma uniforme.

Os efeitos colaterais serão comuns para o tipo de tratamento, incluindo a queda de cabelo e pelos faciais. O filho do ex-presidente, Roberto Kalil Filho, disse que Lula reagiu normalmente e com tranqüilidade, chegando ao primeiro dia de tratamento bem humorado.



Os médicos afirmaram que este tipo de câncer ocorre, em média, sete vezes a cada 100 mil homens no mundo. Cigarro e álcool são fortes causadores deste tipo de câncer.

Diagnóstico

O câncer na laringe diagnostica no final da semana passada, foi detectado através de exames de rotina, após uma rouquidão acima do normal nos últimos 40 dias. A descoberta foi feita graças a uma ressonância magnética e tomografia no pescoço.

O ex-presidente Lula passará pelo tratamento num total de três ciclos quimioterápicos. Eles serão realizados a cada 21 dias. Após quatro semanas, no fim do terceiro ciclo, será realizada a radioterapia.