O ProUni é responsável por mandar jovens carentes que não têm condições de arcar com os custos de uma universidade particular para salas de aula. Todos o ProUni avalia e distribui bolsas para quem realmente precisa. Veja tudo sobre o ProUni.

Universidade para Todos 2012

O ProUni é responsável por mandar jovens carentes que não têm condições de arcar com os custos de uma universidade particular para salas de aula. Todos o ProUni avalia e distribui bolsas para quem realmente precisa. Veja tudo sobre o ProUni.



Para conseguir um lugar no tão disputado mercado de trabalho, é necessário ter uma boa formação. Para isso é importante que o interessado em ter um bom emprego, com boa remuneração curse uma universidade. Porém existem aquelas pessoas que não podem arcar com as despesas de uma universidade. Por isso em 2004 foi criado um programa pelo Governo Federal do Brasil que visa ajudar a quem não tem condições necessárias para arcar com os custos de uma universidade.

O ProUni (Programa Universidade para Todos) foi criado para ajudar os jovens de todo Brasil a ter a oportunidade de cursar uma universidade. O Governo Federal do Brasil criou esse e alguns outros programas conhecidos com intenção de colocar o número máximo de jovens nas universidades.


ProUni – Como Funciona?

O ProUni (Programa Universidade para Todos) funciona da seguinte maneira. O aluno que não tem condições de bancar sua própria universidade está recebendo de instituições oportunidade de estudar na mesma com bolsas parciais (50% do valor) ou integrais (100% do valor). Tais benefícios são obtidos após a confirmação da situação financeira do seu lar.

O ProUni abre as portas das universidades particulares para alunos que até então não tinham condições de estudar na mesma. Como o programa é um sucesso, o número de pessoas a procura desses benefícios é muito grande.



Quem tem direito a se inscrever no ProUni?

Como já foi dito, o programa ProUni serve para inserir o jovem carente em universidades particulares através de bolsas de estudos, sejam elas parciais ou integrais. Agora vamos ver quais as exigências do ProUni para ter direito de disputar uma bolsa de estudos:

  • O candidato deve ter feito o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano anterior;
  • O candidato deve ter feito a pontuação mínima estabelecida pelo MEC no ENEM;
  • O candidato deve ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou privada com bolsa integral da instituição;
  • Ter cursado o ensino médio na escola pública ou privada se tiver cursado como bolsista integral da instituição;
  • Candidato que apresente alguma deficiência;
  • Em relação às bolsas de estudos, caso o interessado tenha renda familiar mensal de R$ 765,00 irá concorrer à bolsa integral. Agora se o candidato tiver renda familiar mensal de até três salários mínimos R$ 1.530,00 irá concorrer à bolsa parcial.

 

Como o ENEM está extremamente ligado ao ProUni, é de extrema importância que o candidato que queira cursar uma universidade particular através do programa se saia bem no ENEM, caso sua nota seja alta, a vaga para o curso de sua preferência estará mais perto de você.

Site Oficial do ProUni

http://siteprouni.mec.gov.br/index.php