O ministro da educação disse que o vestibular é um mal para a educação brasileira

Vestibular pode ser extinto no Brasil

O ministro da educação disse que o vestibular é um mal para a educação brasileira



Fernando Haddad

Depois da declaração do Ministro Fernando Haddad – ele afirmou que o primeiro passo para promover a reforma do ensino médio no País é acabar com o vestibular – uma lista divulgou as 50 melhores escolas do Brasil. “O vestibular é um grande mal que se fez com a educação brasileira. Se fosse bom, outros países também teriam. Nós estamos em um processo de substituição do vestibular pelo que tem de mais moderno no mundo, o exame nacional”.

O ministro participou do 1ª encontro “Pensando o Desenvolvimento do Brasil – Desafios e Perspectivas para a Educação Básica”, que aconteceu nesta segunda-feira (10), na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Haddad disse que o ensino médio deve sofrer alterações para atender com realidade as expectativas dos estudantes.


“Nós vamos iniciar reformulações no ensino médio a partir de 2012 com força, nós estamos atuando em projetos pilito com ensino inovador em torno de 600 escolas. O objetivo é avançar para oferecer o ensino médio mais coerente com a trajetória e com as expectativas dos estudantes”, afirmou o ministro.

Além disso, Fernando Haddad comentou sobre a questão do Enem se tornar obrigatório em todo o país. “Isso cabe aos secretários estaduais de educação, que são responsáveis pela rede pública de ensino médio. O Enem é voluntário e ele só perde esse caráter quando o secretario toma a decisão de considera-lo um componente curricular obrigatório”.



A prova do Enem acontece nos próximos dias 22 e 23 de outubro. O número de inscritos nesta edição atingiu o recorde, com mais de 5 milhões de participantes.